Resumo Trabalho

TECNOLOGIAS E O ENSINO À DISTÂNCIA: ANÁLISE E CONCEPÇÕES DO USO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autor(es): FRANCISCO DE SOUSA ARNAUD JÚNIOR e orientado por MACIEL BOMFIM DO NASCIMENTO

O acelerado processo de revolução científica e tecnológica, se repercute em todos os setores da sociedade. O uso de aparatos tecnológicos no contexto educacional induz à atualização e estimula a aprendizagem de forma significativa, com ferramentas que aproximam a realidade dos alunos atuais e o aperfeiçoamento continuado do profissional docente. Para isso, a Educação a Distância surge como uma modalidade de ensino e que, está contribuindo, com a expansão das tecnologias para todas as classes, viabilizando uma qualificação de nível superior e profissional de modo inclusivo. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi investigar o uso das tecnologias no ensino a distância, com ênfase na formação de um grupo de docentes. Analisando as concepções de docentes em relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação, especificamente na modalidade a distância, avaliando também o nível de conhecimento dos professores no uso de plataformas virtuais e, por fim, averiguou-se se os profissionais pesquisados possuem um conhecimento significativo das principais ferramentas na modalidade. A metodologia adotada para coleta de informações se rebelou através da aplicação de um instrumental, com questões qualitativas e quantitativas, voltados para professores da Educação Básica das diversas áreas, atuantes na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, Crateús-Ceará. Com análise dos resultados, todos os entrevistados afirmaram utilizar os recursos tecnológicos como apoio didáticos, porém, com frequência prudente. Dentre as dificuldades estão a carga horária reduzida e a precarização da formação docente nesta área específica. Percebeu-se os diversos paradigmas viventes no meio educacional, em relação a modalidade de educação a distância, que nos permitiu refletir sobre as concepções e contradições averiguadas nos argumentos coletados. Pôde-se concluir que o uso e conhecimento das tecnologias pelos profissionais é um realidade, e esta são fundamentais como estratégia de ensino e no processo de formação continuada a distância.

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