Resumo Trabalho

EXPERIÊNCIAS SONORO-CRIATIVAS VOLTADAS A FORMAÇÃO DOCENTE

Autor(es): MARYANA PEREIRA DA SILVA e orientado por ALAN CARLOS MONTEIRO JÚNIOR

Este projeto visa elaborar vivência dialogada abordando a unidade corpo-voz-som centrada na formação docente e destacando conteúdos como cuidados, saúde e potencialidades metodológicas em ambiente de criação sonora. Percebe-se que diversos profissionais em especial os professores, utilizam a voz como principal objeto de trabalho, mas que possui uma certa carência de conhecimento sobre os cuidados vocais. A partir disso estamos oferecendo no ano de 2017 um mínimo de 30 vivências dialogadas com 04 horas-aula com 30 participantes cada, voltadas a estudantes universitários dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior de Campina Grande – PB e cidades circunvizinhas. O objetivo é abordar processos de construção de ambientes de aprendizagem sonoro-criativos aos participantes a partir de cuidados, higiene e potencialidades da unidade corpo-voz-som na produção de sentido, encarando-o como um dos elementos fundamentais na comunicação interpessoal. Nessa perspectiva, deseja-se oferecer uma experiência dialogada horizontal que instigue os participantes a mesclarem conhecimentos técnicos da criação cênica sonoro-criativas trabalhados durante as vivências dialogadas, como parâmetros sonoros (timbre, altura, duração e intensidade), paisagem sonora e grammelot, a conhecimentos de suas áreas de formação. Almeja-se, dessa forma, um ambiente inter e transdisciplinar entre os diversos conhecimentos abordados no ensino básico. Para finalizar, esta proposta encara a estrutura corpo-voz-som sendo produto de tensões musculares. Quem a utiliza em seu ofício trabalha, portanto, com o corpo, e, sendo assim, enfatiza a importância da consciência acerca de suas formas salutares e potenciais de funcionamento.

Veja o artigo completo: PDF