Resumo Trabalho

ANÁLISE DE CONTROLE E PLANEJAMENTO DE OBRAS: ESTUDO DE CASO EM UMA CONSTRUTORA EM FORTALEZA-CE

Autor(es): CRISTIANE DO NASCIMENTO FERNANDES e orientado por ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI

Com um mercado cada vez mais competitivo, o setor da construção civil tem necessitado de monitoramento constante de seus recursos, assim como que as construtoras aperfeiçoem seus processos produtivos e gerenciais. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a gestão de produção da obra de um edifício de múltiplos pavimentos, localizado na cidade de Fortaleza-CE, quanto aos aspectos de planejamento e controle executivo, mediante observações in loco, uma vez que estes são importantes instrumentos para obtenção de eficiência do processo produtivo. Para tanto, aspectos como disposição do canteiro de obras e investimento em inovações tecnológicas foram observados, tendo em vista verificar a preocupação da empresa com a racionalização. A partir do estudo verificou-se que a empresa analisada possui processos de controle que visam evitar o desperdício e demonstra conscientização referente à importância da organização e planejamento do canteiro de obras, apresentando um processo de racionalização para direcionar, prever e reduzir os deslocamentos de pessoas e materiais dentro do canteiro de uma obra. Contudo, ainda assim, houveram decisões que não estavam previstas em projeto, sendo necessárias tomá-las durante a execução, consistindo em tempo de espera dos trabalhadores. Apesar disso, verificou-se também que após a implementação da ferramenta Quiz Quality, os serviços realizados pela empresa melhoraram substancialmente, em termos de qualidade e produtividae, conforme os responsáveis pela obra. Além disso, a utilização de plasterit (em substituição à madeira) na construção de elementos estruturais e rampa de acesso, e da utilização da tubulação MacPipe para sistema de drenagem – em conjunto com as medidas tomadas em virtude de peculiaridades da obra (tais como a compra das armaduras já cortadas, moldadas e soldadas para garantir maior velocidade de execução e diminuir o desperdício, e também do planejamento do canteiro e do procedimento de re-escoramento), constituíram em decisões administrativas tomadas que garantiram melhoria nos serviços da empresa.

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