Resumo Trabalho

A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autor(es): CAMYLLA ALVES DO NASCIMENTO PESSOA e orientado por RAQUEL CROSARA MAIA LEITE

Esta pesquisa trata essencialmente, da contribuição das Histórias em Quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências do Ensino Fundamental. Teve por objetivo geral analisar a influência das histórias em quadrinhos como estratégia didática na formação de professores de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Para coletar os dados, foi realizado um grupo focal buscando identificar a possível influência da HQ “Mangueando: a vida na Lama” na concepção dos licenciandos acerca da utilização dessa estratégia no Ensino Superior. Considerando as análises realizadas percebeu-se que a HQ apresenta vários benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, pois mostra os conceitos de forma interessante e lúdica. No tocante ao ensino de Ciências, foram apontadas as vantagens dessa estratégia em proporcionar a formação de uma consciência crítica nos leitores e também, revelou o potencial desse recurso em apresentar conceitos e atitudes voltados para a preservação do meio ambiente. Para o Ensino Superior, os futuros professores declararam ricas as possibilidades de interação positiva dessa estratégia com a aprendizagem de conceitos científicos.

Veja o artigo completo: PDF