Resumo Trabalho

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS.

Autor(es): ISADORA MELO, SILVIA ZILMARA MAIA, MARIA DANIELA VIEIRA e orientado por MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA ALMEIDA MENEZES

O PRESENTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE POSSIBILITOU UM LEVANTAMENTO PRÉVIO A RESPEITO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE EVOLUÇÃO EM TURMAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESTADUAL CONSELHEIRO BRITO GUERRA, NA CIDADE DE AREIA BRANCA -RN, ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. O INTUITO DESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM CINCO (5) MOMENTOS: 1) PRÉ-TESTE, PARA LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O ASSUNTO; 2) EXPOSIÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA; 3) DEBATE SOBRE OS ASSUNTOS APRESENTADOS PELO VÍDEO; 4) APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA QUE SIMULAVA A SELEÇÃO NATURAL E 5) PÓS -TESTE PARA VERIFICAR O APRENDIZADO DO ALUNO SOBRE OS ASSUNTOS TRABALHADOS. A PESQUISA FOI BEM ACEITA PELOS ALUNOS EM AMBAS AS TURMAS, ONDE FOI POSSÍVEL NOTAR QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM COMPREENDER O CONTEÚDO, ENTENDER A SELEÇÃO NATURAL ATRAVÉS DO LÚDICO, E OS QUESTIONÁRIOS PÓS APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES MOSTRARAM QUE HOUVE UM AUMENTO NO NÚMERO DE RESPOSTAS CORRETAS, TRAZENDO UM RESULTADO POSITIVO PARA O TRABALHO.

Veja o artigo completo: PDF