Resumo Trabalho

CURSINHO POPULAR PRÉ-ENEM PAULO FREIRE: UM ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO DA UFPI-CSHNB

Autor(es): MARIA LUZIENE DE SOUSA GOMES e orientado por CARLA SILVINO DE OLIVEIRA

Resumo do artigo: A extensão universitária compreende-se como um meio de interação entre a sociedade e a universidade, contribuindo assim para que a primeira esteja mais presente no âmbito acadêmico tornando-se um caminho de mão dupla da construção dos conhecimentos. Nos últimos anos, em todo país nota-se a criação de cursos pré-vestibulares para classes carentes da população mediante projetos de extensão onde se constitui como uma das maneiras de intervenção apresentadas no cotidiano das universidades públicas. Nesse contexto, o Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire tem a dupla função: a) alternativa de estudo para o acesso ao ensino superior, sendo destinado aos estudantes do ensino médio de escolas públicas ou que tenham terminado o ensino médio, que desejem ingressar na universidade e b) atuar na formação dos discentes da universidade na área da docência das disciplinas escolares. Este trabalho tem por objetivo identificar o projeto de extensão como colaborador na formação profissional de graduandos de licenciaturas e bacharelados, por meio do Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire implantado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa de caráter qualitativa foi realizada em dois momentos. Inicialmente contextualizamos o processo de criação e funcionamento do Projeto Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire e em seguida, analisamos a documentação e identificamos os objetivos e estratégias do projeto de extensão em promover a formação através da experiência docente para os estudantes dos cursos de licenciaturas e bacharelados da UFPI. E juntamente com o diálogo da produção cientifica concluímos que os cursinhos populares, especificamente o analisado nessa pesquisa, possibilitam aos discentes universitários a experiência da prática da docência, uma vez que oportuniza a troca mútua de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas, além do acompanhamento pedagógico permanente por dois docentes e pelo coordenador pedagógico responsável pela a capacitação, sendo desse modo essencial para o processo de formação e qualificação profissional principalmente dos que desejam seguir a carreira da docência.

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