Resumo Trabalho

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA

Autor(es): THAYRES SARMENTO SÁ BEZERRA e orientado por PROFA. DRA. APARECIDA CARNEIRO PIRES

O presente estudo apresenta uma breve discussão de possíveis contribuições para a reflexão acerca da organização do trabalho pedagógico que regem uma instituição escolar. Diante disso, temos como objetivo geral conhecer aspectos específicos da organização do trabalho escolar que contribui para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, ressaltando ainda, convergências e divergências das instituições pesquisadas. Desta forma, a pesquisa foi realizada especificamente em uma escola pública e uma privada localizada na cidade de Sousa-Paraíba. A qual caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através de um levantamento bibliográfico e um questionário pré-definido pelas autoras. Sendo assim, o texto retrata um estudo explicitando separadamente os perfis de ambas escolas supracitadas, almejando esclarecer e compreender a organização do trabalho pedagógico relacionando à teoria e prática, a qual oportunizou uma reflexão de como ocorre essa organização pedagógica e sua importância no processo de ensino-aprendizagem significativo e eficaz. Acredita-se que, essas escolas possuem formas de funcionamento peculiares na organização do trabalho pedagógico as quais contribuem com o processo educativo de qualidade, percebeu-se ainda que, em muitos pontos elas convergem e divergem, mas que são próprios de cada uma, nessa dinamização de relações e organização. Portanto, o estudo promoveu a compreensão das especificidades educacionais que as escolas desenvolvem mesmo tendo objetivos e organizações diferentes, bem como relacionados aos fatores intra e extra escolares que têm influenciado no cotidiano escolar, tendo a interdisciplinaridade articulada ao trabalho pedagógico em prol de uma educação emancipatória, de modo que, cada escola com suas particularidades, dificuldades e avanços partilham de ambiente escolar que visa o educando como o centro do saber.

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