Resumo Trabalho

APRENDER E ENSINAR – AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NAFORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autor(es): MIRELA LIMA DE ABREU e orientado por ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI

O presente artigo tem como objetivo compreender a presença das linguagens artísticas na formação inicial dos acadêmicos de pedagogia e identificar no trabalho do pedagogo a utilização de atividades artísticas em suas práticas pedagógicas, em especial a dança e o teatro no contexto escolar, traçando neste objetivo, uma análise específica sobre a formação artística dos acadêmicos do curso de pedagogia do Campus de Ponta Porã. Pretende-se com isso, discutir a importância da formação cultural e artística dos professores que atuam na formação inicial das crianças, procurando problematizar se o curso de pedagogia proporciona uma formação profissional para que o pedagogo tenha condições de proporcionar às crianças acesso a variadas formas de linguagem (literária, artística, poética, científica, entre outras) e possam através desse contato formar cidadãos críticos capazes de usufruir de sua própria cultura. Considera-se que a formação do professor pedagogo proposta pelo curso citado, tenha enfoque na construção de uma identidade cultural e artística dos acadêmicos, contribuindo para entrelaçamentos entre o fazer artístico e o universo educacional, para a construção de uma proposta escolar que englobe os diversos eixos de conhecimentos enfatizando a arte como base de uma educação que valoriza a produção cultural humana para a formação de seus cidadãos. Nesse sentido, o estudo de caráter bibliográfico, aborda o contexto das práticas desenvolvidas durante a graduação e a análise do seu projeto pedagógico de curso, identificando as contribuições para o desenvolvimento da identidade docente dos acadêmicos e a valorização das culturas presentes na região. Um dos destaques do trabalho é a utilização da dança e do teatro como expressões artísticas que devem estar presentes no âmbito escolar e a relação desse aprendizado para com o ensino na educação infantil, em momentos de realização dos estágios supervisionados. Espera-se como resultado, identificar quais elementos são necessários para a formação profissional do pedagogo que pretende atuar utilizando esses elementos culturais como base de seu trabalho.

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