Resumo Trabalho

CINEMA E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO AUDIOVISUAL

Autor(es): SILVANA DE CARVALHO MARTINS e orientado por SAMUEL PIRES MELO

RESUMO O artigo aqui apresentado objetiva apresentar as reflexões vivenciadas na oficina de formação de professores por meio do audiovisual que usou o cinema como ferramenta didática pedagógica para promover discusoes acerca dos direitos humanos e a educação. A metodologia utilizada consistiu no relato de experiência, do Projeto de Extensão Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI fazendo parte da oficina de formação de professores Cinema e Educação - compartilhando direitos humanos e cidadania pelas práticas e saberes do audiovisual, em parceria com o projeto inventar com a diferença. Que teve como parceria o projeto Inventar com a diferença, da Universidade Federal Fluminense, que busca trabalhar com instituições educacionais do território nacional a partir do cinema com a temática dos direitos humanos, auxiliado como experiência sensível e crítica em relação ao mundo e suas imagens. Com essa iniciativa objetivamos uma quebra de paradigmas no que diz respeito a uma nova construção do saber na educação, a oficina de formação de professores atravez dos dispositivos audiovisuais apresenta-se como outro ambiente de construção de saberes através de abordagem visual, no que diz respeito, por exemplo, a reconstituição de uma situação própria do ambiente escolar,e da linguagem cinematográfica acessível a todos. Assim, acreditamos que o cinema possa desenvolver muitas outras aprendizagens diante da autonomia e oportunidade que o mesmo oferece, permitindo ao sujeito construir o conhecimento a partir da produção audiovisual.

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