Resumo Trabalho

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE: CONCEPÇÕES DE DOCENTES PREMIADOS NA MOSTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO CEARÁ

Autor(es): DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES e orientado por RAQUEL CROSARA MAIA LEITE

Há quase uma década no Ceará existem feiras de ciências com etapas municipais, regionais e estaduais que acontecem anualmente. Estre estas está a Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de ensino no Ceará (MEA) que iniciou suas atividades em 2011 e apresenta-se como uma política educacional específica a dimensão ambiental, diferente das outras feiras e mostras em que a questão ambiental é uma das inúmeras linhas de divulgação dos eventos. Em trabalhos anteriores discutimos a importância formativa que este evento tem para os docentes, bem como destacamos as visões críticas sobre EA dos organizadores, o que nos fez questionar sobre as concepções dos docentes orientadores. O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar as compreensões dos professores da área de ciências naturais do ensino médio sobre Educação ambiental (EA) e Meio ambiente (MA), que tiveram experiências reconhecidas na Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de ensino no Ceará. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco docentes e os dados coletados foram analisados conforme Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados apoiados nos fundamentos da EA crítica. Percebemos que os docentes possuem visões tradicionais de MA, no qual notamos que prevalecem a ideia de lugar onde se vive, sem compressões amplas de aspectos históricos, sociais e políticos do ambiente e ainda a EA a reduzida a uma perspectiva pragmática ou conservacionista. Embora os resultados sejam restritos a grupo estudado, existe uma dicotomia entre as compreensões mais críticas ressaltadas pelos organizadores do evento e o pensamento ambiental dos professores orientadores dos trabalhos científicos. É necessário fortalecer as estratégias de formação continuada específicas sobre a questão ambiental na rede estadual.

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