Resumo Trabalho

A PREPARAÇÃO DOS BOLSISTAS E SUPERVISORES DO PIBID DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ATENDER ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E DEFICIÊNCIAS.

Autor(es): KLEVIANE BATISTA GURGEL e orientado por KELÂNIA FREIRE MARTINS MESQUITA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), promove uma vivência antecipada dos alunos das Instituições de Ensino Superior (IES) com os alunos das escolas de ensino básico selecionadas a participar de um processo com critérios próprios do Programa. Esta aproximação possibilita que os discentes da Universidade tenham contato com alunos que possuem alguma necessidade especial ou algum tipo de deficiência e a partir deste contato, os bolsistas do PIBID, com a ajuda dos supervisores, possam desenvolver projetos com os mesmos com objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos das escolas de ensino básico em diversas disciplinas. A educação especial é um assunto bastante discutido em âmbito nacional, porém este tema ainda carece de mais reflexões e dados que deem sustentação e subsidiem a construção de políticas públicas e ações concretas que suportem a demanda real no seio da sociedade brasileira. Realizou-se, com o objetivo de compreender o envolvimento das pessoas participes do processo educacional, uma pesquisa com os 18 bolsistas e 3 supervisores do PIBID do subprojeto de química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com intuito de identificar se eles já tinham ou tem contato com pessoas especiais e se possuem algum tipo de formação relacionada ao assunto. Os bolsistas e supervisores relataram em sua maioria que já tiveram ou mantém contato com essas pessoas em distintos locais e que, a maioria, não possui formação para trabalhar ou se relacionar com essas pessoas, mas não se sentem desconfortáveis ao interagir com as mesmas, além de destacarem a necessidade e a importância de cursos para a formação nesta área.

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