Resumo Trabalho

ESTRATÉGIA DOCENTE PARA ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE

Autor(es): LÍVIA CINTIA MAIA FERREIRA e orientado por CAMILA TEIXEIRA MOREIRA VASCONCELOS

Este trabalho busca descrever o Curso de Escrita Científica ofertado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS), vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) de forma que apresenta a importância do aprendizado da metodologia científica utilizando como aliado o meio virtual. O curso se concretizou, com a iniciativa de 3 professoras doutoras em enfermagem, que contam com a ajuda de doutores, mestrandos e doutorandos do 2º ano que estão vinculados ao NEPPSS, atuando no curso como tutores e sendo os alunos divididos entre eles. O curso ocorreu ao longo do semestre 2017.1, com uma carga horária de 68 horas, com teórica de 12 h/a e prática de 52 h/a e teórico-prática de 4 horas. Sendo as aulas teóricas presenciais no Departamento de Enfermagem da UFC e as aulas práticas aplicadas por meio da Plataforma Moodle, onde o estudante foi cadastrado, pôde ter acesso a outros materiais, como artigos e vídeos referentes ao assunto dado em sala de aula. As aulas foram ministradas por tutores, pós-graduandos vinculados ao núcleo, que tinham como dever ministrar as aulas, corrigir as atividades dos alunos, além de orienta-los, o que segundo estudos, essa estratégia é uma aliada para o sucesso de um curso online, pois o aluno pode obter o feedback de seu desempenho, podendo ser um estímulo para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Através de novas tecnologias a internet tornou-se uma aliada para o ensino, sendo ela uma alternativa de eficiência quando se há pouca disponibilidade de tempo. Hoje, com uma concorrência cada vez maior no mercado de trabalho, se torna de suma importância para um futuro profissional um currículo repleto de atividades extracurriculares, como, cursos, produções científicas, participações em eventos, dentre outros. O ensino à distância traz mais comodidade e se torna mais acessível por questão de tempo, o aluno escolhe o melhor horário e onde deseja acessar, mas apesar das facilidades estudos mostram que o desempenho da modalidade EaD pode ser tão satisfatório quanto o modelo de ensino presencial.

Veja o artigo completo: PDF