Resumo Trabalho

RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO/PARTICIPANTE NA SALA DO 1ªANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO DO JARDIM IRACEMA

Autor(es): LUCIANE DE SOUSA ARAÚJO e orientado por MARIA ANITA VIEIRA LUSTOSA

: Este trabalho apresenta um relato de experiência vivida no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa II, que teve como objetivo analisar as situações que permeiam o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 1º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Fortaleza. Para subsidiar nossa pesquisa contamos com a contribuição teórica de: Ferreiro (2005), Freire (1987), Severino (2007), Soares (2003) e Teberosky (2012). A metodologia que sustenta este relato de experiência está pautada na pesquisa bibliográfica, documental e de campo onde realizamos observação participante e descrevemos os momentos em que observamos a prática da professora regente e também realizamos atividades pedagógicas na sala campo de estágio. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: observações da prática pedagógica da professora, no intuito de evidenciar como as praticas desenvolvidas por estas professoras contribuem no processo de alfabetização e letramento das crianças e na segunda etapa, foram desempenhadas duas intervenções envolvendo alfabetização e letramento. Fomos sorteadas com a linguagem Fotográfica para trabalhar com os alunos do 1° ano, como forma de alcançar a consciência acerca das variedades linguísticas, bem como exercitar a prática da fala, da escuta, da escrita e da leitura, sem dúvida, torna-se interessante essa variação nas instituições de ensino. Contudo nos foi possível atentar sobre a importância de alfabetizar e letrar andarem juntos e como pode ser importante e significativo auxiliar nesse processo. Compreendemos que a criança passa por uma série de estágios antes que compreenda a natureza do sistema alfabético de escrita, e que cada uma dessas etapas caracteriza-se por esquemas conceituais específicos. Concluímos então que a experiência vivida no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa II no curso de Pedagogia foi uma experiência enriquecedora e gratificante, pois tivemos a oportunidade, mesmo que durante pouco tempo, de vivenciar o que é ser professor de verdade, na prática, e não apenas em teorias e, principalmente estar em contato com nossa futura profissão.

Veja o artigo completo: PDF