Resumo Trabalho

O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA SOBRE O OLHAR DOS PROFESSORES: LIMITES E ENTRAVES PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Autor(es): EDIVAN COSTA DE SOUSA, ANA FLÁVIA CAMPELO NOGUEIRA

A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A VISÃO DOS PROFESSORES NO QUE TANGE AO PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE E DE QUE MANEIRA ELA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. A ESCOLA DESPONTA COMO UMA INSTITUIÇÃO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO HUMANA, POLÍTICA E INTEGRAL DO INDIVÍDUO E A SUA FUNÇÃO É DEBATIDA NO ÓRGÃO INSTITUCIONAL MÁXIMO DO BRASIL- CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. PARA EXECUÇÃO DA PESQUISA ADOTOU-SE COMO ABORDAGEM A PESQUISA QUALITATIVA NA VISÃO DE MYNAIO (2001) E PRODUZIU-SE DADOS ENTREVISTANDO PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, OPTOU-SE POR ADOTAR A LINHA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE POR CONSIDERAR QUE ELA EVIDENCIA UMA SOCIEDADE MARCADA POR CONFLITOS, LUTAS DE CLASSE E PODER. DEBRUÇAMOS TAMBÉM NOS ESTUDOS DE BOURDIEU (1970) E NA TEORIA FUNCIONALISTA DEFENDIDA POR DURKHEIM, QUE PRECONIZA UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA MANUTENÇÃO DA ORDEM. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM UMA FORMAÇÃO DISTINTA DE PROFESSORES, ALGUNS ENTREVISTADOS CONCEBEM À ESCOLA UM PAPEL SIGNIFICATIVO, RELEVANTE E EMANCIPATÓRIO, JÁ OUTROS DISCURSOS SÃO SIMPLISTAS E NÃO REPRESENTAM O PAPEL DA ESCOLA EM SUA TOTALIDADE.

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