Resumo Trabalho

ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO

Autor(es): ISOLDA VERONESE MONIZ VIANNA LISBOA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROPORCIONA ACESSO À EDUCAÇÃO DE FORMA ASSÍNCRONA, SÍNCRONA E LIVRE DE BARREIRAS GEOGRÁFICAS, PERMITINDO QUE UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, QUE DE OUTRA FORMA NÃO PODERIAM ESTUDAR, DEEM CONTINUIDADE À SUA VIDA ACADÊMICA. O ACESSO, NO ENTANTO, DEVE SER OFERECIDO A TODAS AS PESSOAS DE FORMA IGUALITÁRIA - TENDO ELAS NECESSIDADES ESPECIAIS OU NÃO- E NÃO LIMITADO AO NÍVEL INSTRUMENTAL, PROPORCIONANDO UM MODELO DE QUALIDADE DINÂMICO QUE ATENDA AS NECESSIDADES DO ALUNO USUÁRIO. AS PLATAFORMAS DE E-LEARNING TÊM O POTENCIAL PARA MELHORAR A QUALIDADE DO APRENDIZADO E AUMENTAR O ACESSO À EDUCAÇÃO DESDE QUE ESTEJAM ATENTAS ÀS NECESSIDADES DOS DIVERSOS TIPOS DE USUÁRIOS. PERCEBER A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR INVESTIGANDO A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO CEGO NA SUA INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE FOI UM DOS MOTIVOS QUE MOTIVOU ESTA PESQUISA. ESTE PROJETO PRETENDE PESQUISAR O PERFIL DE ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS DOS SITES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA – E-LEARNING - DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE. PRETENDEMOS IDENTIFICAR SE EXISTEM E, EM CASO POSITIVO, QUAIS AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO ALUNO CEGO NA SUA INTERAÇÃO E PROPOR CAMINHOS PARA PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA E DE QUALIDADE. USAREMOS PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS QUESTIONÁRIOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS ONLINE. ESPERAMOS EFETUAR UMA AVALIAÇÃO UX GLOBAL DE FORMA A APRESENTAR UMA PERSPECTIVA, A MAIS COMPLETA QUE NOS SEJA POSSÍVEL DENTRO DESSE UNIVERSO, SOBRE A REAL EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS - E-LEARNING - NAS UNIVERSIDADES AVALIADAS.

Veja o artigo completo: PDF