Resumo Trabalho

RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE TEORIAS ATÔMICAS PARA DEFICIENTES AUDITIVOS: TEORIA DE DALTON

Autor(es): MATHEUS ANDREWS DOS SANTOS, BRENDA DANTAS, KÁTIA MICHAELE CONSERVA ALBUQUERQUE, REGINA DE FÁTIMA FREIRE VALENTIM MONTEIRO e orientado por ANDRÉA DE LUCENA LIRA

O ENSINO DE QUÍMICA É MAJORITARIAMENTE COMPOSTO POR ELEMENTOS DE CARACTERÍSTICA ÁUDIO-VISUAL. ENTRETANTO, NEM TODAS AS CLASSES ESTUDANTIS SÃO ASSISTIDAS NESSE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE UMA PARCELA DA POPULAÇÃO APRESENTA ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, SEJA ELA FÍSICA OU INTELECTUAL. EM VIRTUDE DESSA PROBLEMÁTICA, É NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS PARA EXECUTAR DE MANEIRA EFETIVA O ENSINO DESSES ESTUDANTES DEFICIENTES. ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA NA CRIAÇÃO DE UM RECURSO AUDIOVISUAL NO ENSINO DA TEORIA ATÔMICA DE JOHN DALTON PARA ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS. O RECURSO SE TRATA DE VÍDEO-AULAS MINISTRADAS POR UM INTÉRPRETE DE LIBRAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS EM UMA PLATAFORMA DIGITAL ACESSÍVEL E CONTEMPLAM TAMBÉM OS ESTUDANTES NORMOAUDITIVOS, UMA VEZ QUE APRESENTAM TAMBÉM A TRADUÇÃO DOS SINAIS EM ÁUDIO. A APLICAÇÃO DELE FOI FEITA COM ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (CAMPUS JOÃO PESSOA) EM HORÁRIOS COMPLEMENTARES À AULA. NOTOU-SE A EVOLUÇÃO QUALITATIVA NO ENSINO DELES, POSTO QUE A HOUVE UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO.

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