Resumo Trabalho

ESTÁGIO COM PESQUISA E O ENSINO DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Autor(es): WELLISSON PIRES LIMA e orientado por SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA

O presente estudo emergiu do contexto da disciplina Estágio Curricular Supervisionado, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Durante o desenvolvimento da disciplina, por ocasião das reflexões sobre a prática, foi verificado que o processo de ensino-aprendizagem tem se constituído como um dos problemas principais da pesquisa em Ensino de Física, especialmente no que se refere à avaliação. Tal fato motivou o desenvolvimento deste estudo que objetiva discutir uma experiência de articulação entre planejamento e avaliação em uma escola de ensino médio profissionalizante da cidade de Redenção-Ce. Sua abordagem é qualitativa, considerando a importância do contexto e dos sujeitos. As estratégias de aproximação com a realidade foram a observação participante, a revisão de literatura e o desenvolvimento de uma sequência didática sobre Cinemática junto a uma turma de 1º ano do ensino médio. Tal sequência foi construída progressivamente pelo desenvolvimento de uma cultura avaliativa, de modo que os resultados obtidos com as avaliações aplicadas ao longo do processo orientaram o uso de diversas metodologias alternativas, tais como a abordagem histórica dos conteúdos e a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como objetos de aprendizagem, softwares, jogos lúdicos, vídeos e slides. Os resultados apontam que a avaliação se constitui como um importante elemento para organização do trabalho docente e para o processo formativo dos estudantes, pois não somente potencializa o ensino e a aprendizagem de Física, como também tem a possibilidade de reverter as percepções negativas sobre essa ciência, tão significativa para o desenvolvimento da humanidade.

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