Resumo Trabalho

IMPRESSÕES EMERGIDAS DA ORIENTAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autor(es): RHOMULO OLIVEIRA MENEZES

o artigo tem como objetivo apresentar impressões de um professor-pesquisador (primeiro autor do artigo) sobre o desenvolvimento de uma atividade de Iniciação Científica com alunos do Ensino Médio. Nesse sentido o trabalho se apoia em Demo sobre sua concepção acerca dos papeis do professor e do aluno. A atividade de Iniciação Científica descrita no trabalho foi desenvolvida na cidade de Capanema, situada no interior do estado do Pará, em uma escola particular, com dois alunos do 2º ano do Ensino Médio. Ao conhecer o projeto dos alunos, que foi elaborado na disciplina de Metodologia Científica durante o ano letivo de 2016, os convidei (primeiro autor do artigo), para desenvolver uma proposta na intenção de pôr em prática esse projeto. Nesse cenário, descrevo atividades desenvolvidas durante quatro encontros ocorridos no primeiro semestre de 2017, apontando, por exemplo, como se deu a dinâmica dos encontros, a postura assumida pelos alunos e por mim no desenvolvimento da proposta, as modificações no projeto inicial, as novas alternativas para a viabilização do projeto, as tomadas de decisão em conjunto, a confecção de um produto educacional, as discussões sobre o público alvo desse produto, dentre outros episódios. O processo de confecção da proposta apontou características que convergem com o que defende Demo acerca do papel do professor, do aluno, e da relação de parceria assumida entre ambos, resultando, assim, em um produto educacional (jogo de cartas e tabuleiro chamado Heróis de Duelo), que pode ser aplicado com alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, possibilitando que os mesmos pratiquem algoritmos da adição e subtração.

Veja o artigo completo: PDF