Resumo Trabalho

HISTÓRIA DA ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL E O TRABALHO COM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS

Autor(es): URANDY ALVES DE MELO e orientado por HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a história da estrutura da organização do sistema de ensino no Brasil e o trabalho com práticas educativas na educação de alunos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo bibliográfico de teóricos que são deram alicerces ciência para as teorias serem fundamentadas e a escrita ser por envolvimento do aluno-professor importante para o conhecimento a que entrosa-se historicamente ou socialmente. Esse estudo teve uma fundamentação teórica nos autores: Dourado; Paro; Morais (2001) Frigotto (1991), Freire (2006), Gracindo (2000), Romanelli (1987), Veiga; Fonseca (2001). Compreende-se que nos últimos anos, o ensino fundamental teve valores crescentes de aplicação de recursos, ao passo que o superior sofreu diminuição de gastos. A ênfase sobre as questões da qualidade do ensino revela, contraditoriamente, certo desprezo pelas questões políticas que condicionam o sucesso do aluno e a obtenção da cidadania, bem como responsabiliza o professor pelo fracasso escolar. Esperar-se por uma evolução das práticas educativas na educação de alunos, para sejam favoráveis em retorno de aprendizagem e conhecimento, que certamente o alunado adquire, seja, através das leitura e teorias que lhes são alicerces oportunos para o futuro de sua vida. Diante do exposto na história da estrutura da organização do sistema de ensino no Brasil, analisou-se que a complexidade do período histórico abrange desde a década de 30 até o momento atual a sua repercussão na evolução da educação escolar no País requerem, para a apropriada compreensão, a utilização de categorias outras, além das categorias econômicas e políticas. Em relação ao trabalho com práticas educativas de alunos analisou-se que para as atividades em sala de aula, requer-se qualificação docente, que para a educação no encontro das mesmas com o aluno, é preciso planejamento, para que possar-se planejar essas atividades, partidas de práticas educativas que promovem saberes vivenciados no cotidiano escolar do docente com o aluno. Palavras-chave: Alunos, Docente, Educação, Ensino, Práticas educativas.

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