Resumo Trabalho

PEDAGOGIA EMPRESARIAL: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO IFPI (CAMPUS TERESINA CENTRAL)

Autor(es): JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR e orientado por FRANCISCO VALDIVINO ROCHA LIMA

Devido as grandes transformações da sociedade o mercado de trabalho vem sofrendo constantes transformações estabelecendo a cada dia mais exigências aos trabalhadores para que eles se tornem mais capacitados nos seus ambientes laborais ao se depararem com desafios. Nesse sentido, os conhecimentos dentro das organizações passam a ser valorizados e os investimentos na educação dos trabalhadores se tornam uma prioridade fazendo com que as empresas fiquem cada vez mais rentáveis e competitivas. Devido a esse contexto, a pedagogia adentra ao ambiente empresarial na perspectiva de identificar as necessidades e deficiências do trabalho que requerem treinamentos, qualificando os colaboradores e assim, tornando-os mais capazes, produtivos, motivados para o trabalho, gerando também mais rentabilidade, lucros, crescimentos para as empresas, além de alinhar os objetivos pessoais das equipes de trabalho com os das organizações. Partindo dessas constatações, passamos a formular compreensões acerca da aprendizagem no ambiente laboral, o que fez direcionarmos o nosso olhar para investigar as percepções dos alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IFPI (Campus Teresina Central) sobre a área da pedagogia no contexto empresarial. A pesquisa é do tipo quantitativa descritiva. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário com dez questões fechadas de múltipla escolha. Dessa forma compreendemos que a pesquisa contribuiu para verificarmos como os alunos, futuros gestores de Recursos Humanos em formação, percebem a área da pedagogia empresarial como parte integrante da equipe de gestão de pessoas, bem como também uma área que contribui para o processo de treinamento e desenvolvimento dos indivíduos por meio de atividades educativas formativas nas empresas.

Veja o artigo completo: PDF