Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Autor(es): JOSÉ ANDRÉ MATOS LEAL e orientado por NAERTON JOSÉ XAVIER ISIDORO

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É A EXTERIORIZAÇÃO DO APRENDIZADO ACADÊMICO FORA DOS LIMITES DA UNIVERSIDADE. EVIDENCIA-SE COMO UM ESPAÇO ONDE O LICENCIANDO DESENVOLVE SEUS CONHECIMENTOS JUNTO ÀS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, INTEGRANDO A TEORIA E A PRÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS DAS ORGANIZAÇÕES E PROPONDO MELHORIAS PARA AS INSTITUIÇÕES. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ABORDADA DE FORMA LÚDICA E RECREATIVA OPORTUNIZAR A CRIANÇA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DO ESTUDO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE CONTEMPLOU 27 ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA FAIXA ETÁRIA DE 3 ANOS DE IDADE. O ESTUDO FOI REALIZADO NA CRECHE COMUNITÁRIA NOSSA SENHORA APARECIDA NO BAIRRO SEMINÁRIO DA CIDADE DE CRATO/CE. O ESTÁGIO APRESENTA UMA ETAPA INICIAL REFERENTE À ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA EM SALA DE AULA, SEGUIDA PELA FASE DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA, PLANEJAMENTO E PERÍODO DE REGÊNCIA. PARA A FASE DE REGÊNCIA, FORAM SELECIONADAS DIVERSAS BRINCADEIRAS E JOGOS. FORAM ABORDADAS DE FORMA LÚDICA COM OBJETIVO DE TRABALHAR AS HABILIDADES MOTORAS, MANIPULAÇÃO DE OBJETOS, AGILIDADE, SOCIALIZAÇÃO E PERCEPÇÃO CORPORAL. A PRINCIPAL DIFICULDADE ENCONTRADA FOI A FALTA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. PARA SUPERAR ESTA DIFICULDADE, FORAM CONFECCIONADOS INÚMEROS BRINQUEDOS, TAIS COMO: BOLICHE COM LATINHAS, BOLAS DE MEIA E ARCOS. ESTE ESTÁGIO CONTRIBUIU PARA FACILITAR O CONHECIMENTO NO CAMPO DE TRABALHO E VIVENCIAR A REALIDADE NAS ESCOLAS, NOS PREPARANDO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Veja o artigo completo: PDF