Resumo Trabalho

BRINCANDO COM INGLÊS: A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE FORMA LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): VIVIAN RÉGIA SILVA DE OLIVEIRA e orientado por WIRON DE ARAÚJO HOLANDA

O presente estudo teve como objetivo identificar metodologias eficazes para o ensino da Língua Inglesa em sala de aula, que possam proporcionar o aumento do rendimento escolar dos alunos do Ensino Fundamental e compartilhar experiências para fins de aderência na prática da docência. Foi considerado, como campo de observação e prática do ensino da Língua Inglesa, o desenvolvimento do projeto de extensão “Brincando com Inglês: a aprendizagem da Língua Inglesa de forma lúdica no Ensino Fundamental”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do campus Camocim, na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, e contou com a realização de aprofundamentos investigativos acerca das teorias da aprendizagem em Língua Inglesa, utilizando, nessa fase preliminar, citações e conceitos de Almeida (1995), Saviani (1996) e Skinner (1978). Posteriormente, foram realizadas atividades em sala de aula enfatizando o Inglês básico - números, cores e nome de animais - através de peça, vídeos, jogos e pinturas em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Camocim, E.E.F. General Antônio da Silva Campos. Através da análise feita pela equipe das ações efetuadas na aula, foi constatado que métodos lúdicos na disciplina de Inglês, na referida turma, possibilitam ao docente dotar-se de outros subsídios didáticos para desenvolver nas crianças aptidões linguísticas proficientes na apropriação da Língua Inglesa como segunda língua. Por fim, essa experiência foi compartilhada com as turmas (2º semestre) de licenciatura em Letras e Química do campus Camocim.

Veja o artigo completo: PDF