Resumo Trabalho

O USO DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Autor(es): JOÃO PAULO SANTOS DE CARVALHO

O presente trabalho visa analisar de que forma as aulas experimentais de física podem contribuir para a construção de um conhecimento critico, amplo e investigativo do ensino de física na turma do VI período, do curso superior de licenciatura em física, localizado no município de São João dos Patos-Ma. Na metodologia, aplicou-se uma sequência didática desenvolvida em três etapas constituídas por elaboração de cronograma de atividades a serem cumpridas ao decorrer do trabalho dentre elas; revisão bibliográfica dos referenciais adotados; observou-se as aulas experimentais no laboratório de física, analisando como os alunos se comportavam e de que forma as aulas práticas influenciariam na formação de um conhecimento investigativo associando a teoria com a prática. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados deu-se por observação participante. Pretende-se analisar de que forma as aulas de física experimental podem contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. Destaca-se a importância dessa pesquisa por possibilitar a discussão entre a física produzida por uma sociedade ainda com traços tradicionais e um novo olhar para o ensino de física através da prática experimental.

Veja o artigo completo: PDF