Resumo Trabalho

LITERATURA DE CORDEL: GÊNERO TEXTUAL ULTILIZADO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PROCESSO DA LEITURA, ESCRITA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR

Autor(es): JEFFERSON GUILHERME DE SOUSA

Esta pesquisa trata da literatura de cordel, situada como um gênero textual utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem no processo de leitura, escrita e valorização da cultura popular. Este estudo surgiu da necessidade da elaboração de uma homenagem ao dia dos pais, utilizando um gênero textual que fizesse parte da cultura popular, especificamente da região Nordeste. O objetivo geral compreende ao incentivo à leitura e a produção escrita, realizada por meio da elaboração de cordéis, abrangendo também a valorização da cultura popular e o resgate da identidade do povo nordestino. A pesquisa possui caráter qualitativo e cruza fontes de cunho bibliográfico e empírico. Para o alcance dos objetivos mencionados, foi realizado leituras de diversas referências, como também, análises dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN; em seguida intervenções desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em consonância com o planejamento da professora supervisora. As atividades pedagógicas foram destinadas para os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor José Valdevino de Carvalho, no município de Fortaleza, Ceará. Como das ações desenvolvidas, concluímos que a metodologia realizada revelou que a utilização da literatura de cordel em sala de aula possibilita ao docente novas maneiras de se trabalhar diversas habilidades e saberes no processo de ensino e aprendizagem, incluindo também a superação de preconceitos de ordem linguística e cultural. Outros resultados preliminares do estudo, verificou-se que os cordéis desenvolvidos pela turma em questão, cativaram o interesse das crianças pelo gênero textual proposto, tendo como culminância e socialização, a apresentação das produções para a comunidade em um desfile realizado pelas ruas ao entorno da escola. Ressaltamos, por fim, que as atividades realizadas tiveram uma contribuição significativa tanto na formação dos educandos quanto na dos bolsistas. Os cordéis produzidos pelas crianças foram expostos e lidos na culminância do projeto Folclore, realizada no final do mês de agosto, e também foram expostos no Desfile Cívico da escola, fazendo parte do pelotão Literatura de Cordel

Veja o artigo completo: PDF