Resumo Trabalho

PROFISSÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA COMPLEXIDADE: POR UMA PRÁTICA HUMANA, SENSÍVEL E AFETIVA.

Autor(es): DEUSILANDE MUNIZ DEUSDARÁ LUZ e orientado por PAULO ADRIANO SCHWINGEL

Resumo: O mundo globalizado e a complexa sociedade do conhecimento exigem uma prática profissional que atenda ao perfil social também complexo. Neste sentido, deve-se repensar a formação de professores no contexto atual, tanto para as questões dos conhecimentos, quanto para as dimensões humanas e afetivas. A presente pesquisa de cunho bibliográfico tem por objetivo discutir sobre o perfil formativo do professor na perspectiva de uma formação docente pautada em valores humanos que orientem práticas numa dimensão sensível e afetiva. Para a elaboração desse artigo foram realizadas leituras, consultas bibliográficas de diversos autores, além de acesso à internet visando identificar textos completos e resumos inerentes à temática. Todos estes registros foram analisados para dá o suporte teórico da discussão. Os achados dessa revisão bibliográfica demonstram que atividade docente requer atualmente uma formação profissional de alto nível diante das necessidades diversas e especializadas nas quais a sociedade se encontra imersa. Desse modo a formação inicial e continuada para essas novas práticas pedagógicas formadoras devem pautar-se numa perspectiva mais humanizadora capaz de promover uma visão mais integrada do ser humano que passa pela vivência de formar e que tornam a experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida. Além disso, é possível identificar e prever condições afetivas favoráveis que facilitem o processo ensino-aprendizagem. Pensar a docência como uma prática complexa implica admitir a dimensão de totalidade, compondo-se, portanto, de múltiplos saberes a fim de serem compreendidos em suas relações e para isso faz-se necessária uma preparação especial, bem como condições particulares para o exercício formador. Conclui-se que prática docente afetivamente desenvolvida é de suma importância para uma aprendizagem significativa dos educandos. Além disso, educação de qualidade depende, sensivelmente, do que se vivencia em sala de aula, da qual as práticas são reflexos diretos da formação que o docente recebeu.

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