Resumo Trabalho

A ESCOLA, NA VISÃO DAS CRIANÇAS

Autor(es): SUELY COSTA MENDES

O presente estudo faz uma análise acerca do que pensam as crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Imperatriz, sobre o currículo de sua escola. A pesquisa ocorreu em uma instituição municipal de ensino fundamental, pertencente à zona rural do município de Imperatriz no Maranhão. O referencial teórico adotado foi a teoria histórico-cultural e a sociologia da infância que concebe a criança como sujeito ativo socialmente e participante da construção de seus saberes. Para tanto, fez uso de uma abordagem qualitativa, em que utilizou-se como instrumento para coleta de dados entrevista semiestruturada para a escuta das crianças. Os dados coletados evidenciam que o currículo praticado na escola pesquisada não atende à expectativa das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, o estudo indica ser importante a escuta das crianças na construção da ação pedagógica no cotidiano escolar.

Veja o artigo completo: PDF