Resumo Trabalho

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A CIDADE DE BELÉM COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Autor(es): LÚCIA CRISTINA AZEVEDO QUARESMA

Este artigo retrata um projeto construído por professores alfabetizadores, a partir das formações vivenciadas no município de Belém, ministradas no Centro de Formação de professores da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo a temática dos 400 anos de Belém, tendo como o Ver o peso, cartão postal do município e parte dessa grande história municipal, assim como também as lendas urbanas tão presentes nesse cenário, uma possibilidade de letramento dos alunos do C1 1º ano, de uma escola municipal. A temática irrigada de grandes possibilidades de leitura envolveu textos, músicas, mitos e artes cênicas integrando os alunos a esse grande contexto e a um fazer cotidiano encantador objetivando a aquisição de conhecimentos envolvendo os direitos de aprendizagem da linguagem e da matemática propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram desenvolvidas também competências permeadas pelas atividades manuais e corporais numa perspectiva crítica associada à ludicidade respeitando a individualidade de aprendizado do educando.

Veja o artigo completo: PDF