Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO SEGUNDO A ÓTICA SOCIOLÓGICA DE ÉMILE DURKHEIM

Autor(es): MARIA RIVANY DE LIMA FERREIRA, ANTONIO SOUSA ALVES e orientado por ANTONIO SOUSA ALVES

RESUMO Este texto tem objetivo analisar, a partir da obra “Educação e Sociologia” de Émile Durkheim, os aspectos e contribuições da Sociologia para a educação. Essa pesquisa parte de uma análise qualitativa da obra em questão. Para tanto, apresentamos a visão que Durkheim atribui à educação, considerando-a do ponto de vista sociológico, em que a construção do ser social é feita em boa parte pela educação. Concluímos que, sendo a educação eminentemente social, Durkheim entende que “o homem mais do que formador da sociedade, é um produto dela”. Assim sendo, a brevidade da educação primária exige que esta seja de qualidade, pois são nos primeiros anos que a criança está em formação de suas ideias sendo a melhor fase para transmitir esses conceitos. Nesse sentido, cabe ao professor o papel indispensável de formar sujeitos históricos capazes de contribuir para a harmonia da sociedade. Palavras-chave: Sociologia. Educação. Ser Social.

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