Resumo Trabalho

ÉTICA E DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): CLEYSIELE FERREIRA DUARTE, DORGIVAL GONÇALVES FERNANDES e orientado por DORGIVAL GONÇALVES FERNANDES

Este artigo foi, inicialmente, elaborado como atividade discente na disciplina Ética e Educação, ministrada no Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Elaboramo-lo tendo como objetivo geral desenvolver reflexões sobre o papel da ética na educação contemporânea no contexto brasileiro, e como objetivo específico, pensar a ética como questão posta às práticas docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando-se que são também para essa fase do ensino escolar que são carreados os esforços formativos para a docência no Curso de Pedagogia. Nesse sentido, buscamos entender o valor da ética para que ao entendê-la seja possível a reflexão e consequentemente a prática em sala de aula. A partir do momento que temos a consciência de que os gestos e atitudes interferem nas relações em sociedade, poderemos enxergar a ética como promissora de uma boa relação.

Veja o artigo completo: PDF