Resumo Trabalho

CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: OS PERCURSOS METODOLÓGICOS E A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO PROBLEMÁTICAS NA SELEÇÃO, USO E ABORDAGEM DOS FILMES, NAS AULAS DE HISTÓRIA, DAS ESCOLAS PÚBLICAS, DO ENSINO

Autor(es): NICE REJANE DA SILVA OLIVEIRA

A pesquisa em questão, tem como propósito analisar os pressupostos teórico-metodológicos que orientam o uso do Cinema como recurso didático pelos professores de História, nas escolas públicas do ensino médio, da cidade de Imperatriz - Ma, no intuito de verificar e avaliar quais perspectivas e abordagens são empregadas pelos educadores em suas aulas, com a finalidade de apresentar uma proposta metodológica para a leitura fílmica em sala de aula, desse modo algumas hipóteses que envolvem o uso utilitário do cinema em sala de aula pode ser o reflexo da secundarização do mesmo, quando da hierarquização das fontes, bem como pode demonstrar a incapacidade de leitura do filme pelos professores de história - que em semelhança com um analfabeto que não domina os códigos da leitura e escrita padrão, não se apropriaram dos elementos da linguagem cinematográfica

Veja o artigo completo: PDF