Resumo Trabalho

LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO COM JOGOS PEDAGOGICOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC

Autor(es): ANTÔNIA FERNANDES FERREIRA, ALAN ABREU NORONHA e orientado por MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE DA SILVA

O texto expõe sobre experiência vivenciada na rede Municipal de Ensino em Fortaleza/Cé, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, pelos licenciandos de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo foi discorrer acerca da eficácia do apoio pedagógico realizado pelos bolsistas às crianças de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, com dificuldade no processo da aprendizagem, mais especificamente, no letramento e alfabetização. O referencial teórico se apoia nos estudos de Ferreiro (1999), Leal, Albuquerque e Rios (2005), Soares (2015) e Vygotsky (2000). O percurso metodológico é de cunho qualitativo recorrendo a atividades lúdicas por meio de jogos pedagógicos. Os resultados revelam o envolvimento das crianças nas ações propostas, tendo como circunstância a extensa e contínua evolução na aquisição da leitura e da escrita.

Veja o artigo completo: PDF