Resumo Trabalho

WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA ENSINO NA DISCIPLINA DE LIBRAS NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO

Autor(es): ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA, ERLANE AGUIAR FEITOSA DE FREITAS

As novas tecnologias estão, cada vez mais presentes nas interações dos alunos na atualidade, por esta razão, devem ser inseridos como recursos para favorecer a comunicação e o ensino de diferentes conteúdos escolares. Neste trabalho, apresentaremos uma discussão sobre o uso do aplicativo WhatsApp como recurso de interação entre os surdos e como pressuposto para a compreensão da ressignificação do uso deste recurso e da construção de texto em Língua de Sinais. Para isso, nos baseamos nos dispositivos legais que tratam da educação de surdos, na compreensão de gênero textual apresentada por Marcuschi, Leite e Silva e no conceito de multiletramento apresentado por Rojo. Como principais resultados identificamos que o uso do WhatsApp em classes com surdos pode tanto favorecer a interação destes alunos com os ouvintes, como auxiliar o aluno na compreensão de conceitos abordados em classe.

Veja o artigo completo: PDF