Resumo Trabalho

RELAÇÕES DE GÊNERO NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMANDOS/AS DO ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES

Autor(es): CATARINA DE CÁSSIA MOREIRA, SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA e orientado por SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA

Este trabalho reúne informações frutos de uma experiência no Estágio em Formação de Formadores do Curso de Pedagogia do Campus Don Delgado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luís – MA. Objetiva problematizar as relações de gênero e suas implicações na prática docente de professoras/es participantes de um curso de formação continuada, demonstrando-se alternativas de trabalho sobre questões de gênero no cotidiano escolar. Foram realizados diagnósticos das necessidades formativas, planejamento, observação e intervenção com oferta de minicurso e oficina junto aos professores/as participantes do curso. Como resultados, foi possível perceber que as/os professoras/es participantes nem sempre se sentiram à vontade em participar das atividades, bem como em desconstruir preconceitos e estabelecer discussões sobre a temática. Também pôde-se constatar que a necessidade de informar-se e refletir sobre tais questões são essenciais, pois auxiliam no desenvolvimento de uma prática mais justa e democrática na sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF