Resumo Trabalho

PROCESSO DE ESCRITA DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE

Autor(es): DANIELLE DE SOUSA FERREIRA, ANA PAULA ROCHA RIBEIRO e orientado por APARECIDA DE LARA LOPES DIAS

O presente artigo trata da alfabetização e letramento, e objetiva uma análise do processo de escrita das crianças na Educação Infantil. Para tanto, aponta-se as discussões teóricas sobre o sistema de escrita, onde a compreensão da natureza são as produções naturais que as crianças realizam quando escrevem algo, e neste contexto, é de suma importância que sejam valorizadas, pois se trata das primeiras iniciativas, pelas quais se começa o processo de alfabetização e letramento, devendo ser devidamente interpretado pelos professores para depois então ser avaliado. Na busca do alcance deste objetivo foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com duas professoras envolvendo a sua prática pedagógica para uma efetiva coleta de dados. Os dados apresentaram o processo de escrita das crianças atrelada a uma prática estereotipada onde atividades envolvendo letras e sílabas soltas são encarregadas a dar intencionalidade ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Veja o artigo completo: PDF