Resumo Trabalho

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E A ORALIDADE DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE

Autor(es): ELIEUSA DE SOUSA SILVA FILGUEIRAS e orientado por JACQUELINE SILVA DA SILVA

RESUMO O trabalho se delineou a partir de uma pesquisa com o objetivo de investigar as estratégias de ensino e o desenvolvimento da oralidade de crianças de quatro anos a partir de um projeto de leitura desenvolvido em Imperatriz/MA. Buscou-se no estudo de caso, interagir com a professora investigada, respeitando a fala da criança com escuta acolhedora. As estratégias de ensino desenvolvidas estimularam a fala das crianças através da ludicidade, da participação e interação. A habilidade oral da criança deve ser favorecida, entendendo a criança como participativa, autora e constituidora de várias linguagens. Várias foram as situações de ensino que buscaram desenvolver a oralidade das crianças, dentre muitas, a música, pela qual se evidenciou a identificação e a compreensão da professora quanto aos aspectos relacionados à Educação Infantil, pois ao planejar e desenvolver esta estratégia houve o respeito às crianças, a oferta e a oportunidade de momentos significativos de aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF