Resumo Trabalho

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE RAMON LLULL: UMA EDUCAÇÃO PARA A SALVAÇÃO

Autor(es): NATASHA NICKOLLY ALHADEF SAMPAIO MATEUS e orientado por ADRIANA MARIA SOUZA ZIERER

A educação é para Ramon Llull, entendida como uma auxiliadora na formação moral do indivíduo. Em sua obra “Doutrina para Crianças”, o filósofo apresenta uma proposta de educação religiosa. Educação e religiosidade como marco na construção das relações humanas. O que isso implica dizer? Implica no comportamento do individuo, pois quem almeja uma vida eterna, precisa passar pelo processo educativo que busca a moral, as virtudes, o bom comportamento. Desse modo, tendo como referência central o escrito Luliano, o presente trabalho tem como objetivo analisar como Llull compreendia a educação e religião, na formação do individuo moralmente, o valor pedagógico religioso, devido o forte pensamento religioso que fez parte da interpretação da época. A obra Doutrina pueril foi escrita por volta de 1274, é considerado como um dos primeiros manuais pedagógicos que visava apresentar as normas importantes de condutas. O filósofo apresenta os principais elementos para uma boa educação destinada à educação de seu filho Domingos. Segundo Llull, a educação é acostumar o outro ao hábito mais próprio à obra natural. Pois assim como a natureza segue seu corpo e não se desvia de sua obra, as crianças, no princípio, se acostumam à boa educação ou à má. Apresenta os principais elementos para uma educação cristã. Mostra como a criança deveria ser preparada para a vida, tentando ensinar como cada indivíduo poderia trilhar um bom caminho, manter uma vida pura, santificada, cristã, distanciando-se sempre dos prazeres mundanos para alcançar o Paraíso. Caso contrário àqueles considerados pecadores iriam para o Inferno.

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