Resumo Trabalho

O BRINCAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RECURSO PEDAGÓGICO OU BRINCADEIRA LIVRE?

Autor(es): CAMILA AUGUSTA MELO MENDES e orientado por PROF. DRº JOSÉ CARLOS DE MELO

Discute-se o papel do brincar nas Instituições de Educação Infantil (IEI’s), refletindo sobre sua prática na sala de aula, tanto por parte dos professores(as) , quanto pelos alunos(as).Nesse sentido, o(a) professor(a) também pode brincar? E os(as) alunos(as) precisam ser direcionados(as)? e a brincadeira livre, desempenha qual papel? O brincar está presente rotineiramente dentro das salas das escolas, contudo a forma como tem sido vivenciado tanto por professores quanto por alunos precisa ser investigado dado o seu reconhecimento como eixo norteador do currículo nesta etapa da Educação básica e por ser uma manifestação da cultura infantil.Utiliza-se Estudo descritivo, com coleta de dados que se deu através da observação da sala de aula da Educação Infantil na qual a pesquisadora é docente, atendendo crianças de 04-à 05 anos, a escola é situada na cidade de Raposa, região metropolitana de São Luís, Maranhão.

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