Resumo Trabalho

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Autor(es): ERIKA CRISTINA PEREIRA GUIMARÃES, FERNANDA DE JESUS SANTOS BRITO e orientado por ANDREY PATRICK MONTEIRO DE PAULA

Esta pesquisa compreende o resultado final das atividades realizadas no âmbito da disciplina Matemática Básica, realizada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins Câmpus de Tocantinópolis, e temos como objetivo identificar as dificuldades em resolver problemas de multiplicação e divisão de números naturais por alunos do 5º ano do ensino fundamental. Esta pesquisa foi realizada no 2º bimestre do ano letivo de 2016 em uma escola privada do município de Tocantinópolis do estado do Tocantins, e contou com a participação de treze alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os problemas foram identificados como: um problema de configuração retangular, um problema padrão simples/aplicação, dois problemas padrão-composto/ aplicação. E para suas análises consideramos os protocolos do aluno referentes às resoluções. Os dados nos revelaram que a maior dificuldade dos alunos se deu por interpretação e erros de cálculo.

Veja o artigo completo: PDF