Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2003 A 2009

Autor(es): SUELMA SOUSA SANTOS SOARES, JOANNE OLIVEIRA DIAS e orientado por JOSÉ VALDIR JESUS DE SANTANA

Este trabalho teve por objetivo analisar a produção científica do Grupo de Trabalho sobre “Educação e Relações Étnico-raciais” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, entre os anos de 2003 a 2009, especialmente a produção voltada para educação das relações étnicorraciais no contexto da educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Utilizamo-nos dos aportes teóricos de Abramowicz e Oliveira (2006, 2012), Fazzi (2006), Cavalleiro (2001, 2014), dentre outros. Nas pesquisas aqui analisadas, vimos que a produção acadêmica do GT 21 da ANPED ainda continua pouco expressiva, diante do total de pesquisas que têm sido apresentadas e divulgadas no referido GT. Vimos que dos 78 trabalhos publicados no GT 21, entre 2003 e 2009, somente 9 trabalhos fazem referência às relações raciais entre crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Todavia, esses trabalhos não privilegiam o ponto de vista das crianças em torno das relações étnico-raciais.

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