Resumo Trabalho

“TRABALHANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA”.

Autor(es): RENÊ MARQUES SOUSA, GILDENE FARIAS CARDOSO e orientado por CLAUDIA LETÍCIA GONÇALVES MORAES

Este relato de experiência é oriundo das atividades proporcionadas pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) Interdisciplinar, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Bernardo. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O presente trabalho surgiu das necessidades de ler, escrever e interpretar que os alunos do 6º ano da Escola Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha vinham enfrentando, pois a partir de observações e conversas com a professora, percebemos que havia uma grande necessidade de aproximar esses alunos com o universo da leitura, fazendo com que percebessem a importância que a leitura tem sobre suas vidas tanto no meio escolar quanto fora dele. Partindo deste pressuposto desenvolvemos o projeto a ser aplicado na escola: “Trabalhando os gêneros textuais em prol da Formação de um de leitor competente”.

Veja o artigo completo: PDF