Resumo Trabalho

ETNOMATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS EM UMA TURMA DE QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): MARIANA BRANDT, CLÁUDIA SCHVINGEL KLEIN BÜHRING e orientado por IEDA MARIA GIONGO

A investigação oriunda do Projeto de Pesquisa intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental”, está vinculada ao Programa do Observatório da Educação do Centro Universitário UNIVATES. Objetiva-se problematizar e propor estratégias metodológicas, utilizando como foco a Etnomatemática para problematizarmos aspectos relativos as formas de pensar e organizar a matemática no currículo escolar. Em tal projeto, temos como parceiros uma turma de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na região do Vale do Taquari no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia de cunho qualitativo, efetivada por meio de atividades dirigidas, problematização de aspectos relacionados ao município, que demandem pesquisa, gravação em áudio, imagens e diário de campo dos pesquisadores. Como resultados preliminares por meio das práticas investigativas, foi possível constatar que os alunos operam com a cultura matemática local.

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