Resumo Trabalho

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE (DES) CAMINHOS PARA SUA EFETIVAÇÃO NA PRÁTICA

Autor(es): FRANCISCO DE ASSIS MARINHO MORAIS, EDINÁRIA MARINHO DA COSTA e orientado por SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS

A discussão sobre Inclusão no Século XXI tem sido recorrente e os paradigmas que a alavancaram, em todo o mundo globalizado estão presentes em eventos educacionais e bancos universitários, especialmente no Brasil, no qual encontros internacionais e legislações publicadas para a área dando ênfase à educação inclusiva. Abordamos algumas dificuldades que presenciamos no cotidiano escolar refere à inclusão, que no papel está bem organizado, porém, na prática, muito deverá ser feito visando os resultados esperados. Nossa pesquisa empírica de natureza qualitativa, embasa-se em referenciais bibliográficos de autores como: Mendes (2003), Sassaki (2005), entre outros, além das legislações referentes aos aspectos inclusivos e de declarações como a de Salamanca. Outrossim, objetivamos refletir as políticas inclusivas alcançadas ao longo dos anos em nossa sociedade, através de muitas lutas, debates e embates, bem como compreender como essas políticas de inclusão estão se operacionalizando em nossas escolas, através do ensino dos professores (as).

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