Resumo Trabalho

AS CONTRIBUIÇÕES DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA: O USO DA LENDA AMAZÔNICA MÃE-D'ÁGUA COM FANTOCHES E FLANELÓGRAFO

Autor(es): TAINARA HELENA DE ASSIS PEREIRA e orientado por VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS

RESUMO: No artigo abordamos a contribuição de uma estratégia didática para a aquisição da leitura e desenvolvimento da oralidade a partir de uma oficina de contação de história, realizada no segundo semestre de 2015, numa escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada as margens do rio Guamá em Belém do Pará, na costa da Ilha do Combú. Partindo do pressuposto teórico de que a leitura é um processo complexo a ser desenvolvido e vai além da decodificação e codificação das palavras. Objetivou-se desenvolver atividades que promovessem o desenvolvimento da leitura e da escrita pelos alunos, por meio do contato com a contação de histórias da lenda Mãe d’água, presentes na coleção Quatro Mitos Brasileiros, da autora Monica Stahel. Palavras Chaves: Contação de história. Estratégias de leitura. Anos iniciais.

Veja o artigo completo: PDF