Resumo Trabalho

LEVANTAMENTO, ORGANIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: COLÉGIO PAES DE CARVALHO

Autor(es): YARA LUCENA SILVA e orientado por MARIA JOSÉ AVIZ DO ROSÁRIO

O referido artigo trata da apresentação e análise inicial de fontes históricas, localizadas no arquivo do Colégio Paes de Carvalho, em Belém – Pará objetivando a localização e preservação dos registros sobre a história da educação Amazônica, por meio de fontes do CEPC. O trabalho dedica-se a organizar e conservar essas fontes históricas em lugares mais acessíveis e adequados à preservação de sua memória e história. As fontes históricas possibilitarão aprofundar o debate sobre as problemáticas e singularidades que envolveram o colégio, bem como sua utilização e servirão como fontes para eventuais e posteriores pesquisas, oferecendo à comunidade científica, dados sobre a história da educação belenense, paraense e amazônica evitando deste modo, a destruição, alienação e dispersão de fontes sobre sua história e por fim sua disponibilização no Museu da Educação Amazônico. O referido artigo trata da análise do levantamento catalogado de fontes históricas, localizadas no arquivo do Colégio Paes de Carvalho, em Belém - Pará, previsto no Plano de Trabalho de Iniciação Científica, 2014-2015, vinculado ao Projeto Museu da Educação Amazônico – FAED-ICED-UFPA (2012 – 2015) objetivando a localização e preservação dos registros sobre a história da educação amazônica, o trabalho dedica-se a organizar e conservar esses registros históricos em lugares mais acessíveis e adequados à preservação de sua memória e história. Busca-se, portanto, organizar os dados que se encontram dispersos, fragmentados e sob a guarda de diferentes pessoas e instituições, cujo acesso é muito restrito. Isso dificulta a inserção da educação amazônica na historiografia nacional e, consequentemente, a potencialização do seu uso científico. A localização de fontes organizadas da história da educação amazônica se constitui em um problema que ocasiona, sem dúvida, prejuízos à educação porque dificulta levantamentos de fontes históricas em educação, na Região Amazônica, ainda que esta conte com pesquisas que apontam um rico acervo. No processo de desenvolvimento do presente artigo houve a oportunidade de aprofundar conhecimentos na área da história da educação e pesquisa sobre fontes históricas, a partir de estudiosos que se dedicam ao estudo da referida área, bem como o levantamento. O resultado deve contribuir para o registro de fontes sobre a história da educação evitando a destruição, alienação e dispersão de fontes sobre a história da educação belenense, além de oferecer à comunidade científica, dados sobre a história da educação belenense, paraense e amazônica.

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