Resumo Trabalho

CENÁRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Autor(es): MARIA ELINETE GONÇALVES PEREIRA, MARIA ALICE MELO

RESUMO Este estudo é parte da dissertação de mestrado, intitulada: O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica: Implicações na prática pedagógica dos alunos-professores, do polo de Imperatriz - MA, ano 2016, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. O PARFOR é um plano emergencial e tem como objetivo formar os professores das redes públicas de ensino, sem licenciatura ou licenciatura diferente da área em que atuam. Neste recorte, o objetivo é apresentar o cenário da formação de professores no curso de licenciatura em Pedagogia/PARFOR na UFMA. O estudo constatou que há uma expansão do ensino superior, a partir da oferta de vagas por meio dos cursos ofertados pelo programa, porém, ressaltamos que o atraso na conclusão dos estudos por uma parcela significativa dos alunos-professores, e a desistência de 31,06%, constatada na formação, interferem como fatores negativos na qualidade da formação.

Veja o artigo completo: PDF