Resumo Trabalho

“[…] COMO AS HISTÓRIAS DOS AVOS QUE O OLHO BRILHA QUANDO ELES CONTAM PRA TI”: O PROCESSO EDUCATIVO E CIDADÃO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PARA O PÚBLICO IDOSO DO CRAS ALTO ALEGRE EM MARACANAÚ/CE.

Autor(es): AGLAILTON DA SILVA BEZERRA, JEISY ANNE NASCIMENTO DE ALENCAR PEIXOTO e orientado por JULIANA JESUÍNO DA COSTA RIBEIRO

A discussão provocada por esse trabalho busca abordar de modo qualitativo e exploratório a relação da educação não formal como instrumento de debate e construção de saberes coletivos, que ponderam uma emancipação humana, tendo como recorte o público idoso vinculado ao grupo estabelecido por um equipamento soco assistencial em Maracanaú/CE. Dessa forma abordamos a relação entre educação não formal no Centro de Referência da Assistência Social–CRAS, possuindo o seguinte questionamento: como a pessoa idosa compreende o processo educativo e cidadão referente a práticas não formais? Este estudo possui uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação onde foi utilizada a técnica de roda de conversas e oficinas com o grupo de idosos, bem como o diálogo com literatura pertinente. Diante disso, trazemos algumas reflexões sobre o processo educativo e não formal vivenciado pelo grupo através da participação social, onde manifesta relação com sua trajetória de vida, relação comunitária e sabedoria popular.

Veja o artigo completo: PDF