Resumo Trabalho

TEXTO, POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autor(es): JÁREDE SOUSA BARROS DE OLIVEIRA

Tratar sobre alfabetização pode ser recorrente, porém necessário, pois ainda é possível sentir no meio social os impactos dessa etapa de escolaridade e porque ainda, privilegia-se a aplicação de técnicas de decodificação e codificação de letras e sons, expondo assim as crianças a um conhecimento descontextualizado. A situação exposta se torna mais inquietante pela existência de vasta bibliografia sobre a temática, pesquisas e debates que fornecem conhecimentos teóricos e práticos que podem contribuir de modo significativo para o rompimento desse círculo vicioso. A partir da leitura e análise da publicação Ensinar a Ler e a Escrever: uma possibilidade de inclusão social, da professora Sandra Bozza, o presente artigo aborda desde os conceitos de alfabetização e letramento, que são elementos indissociáveis no processo de alfabetização, evidencia aspectos importantes sobre as práticas alfabetizadoras tendo o texto como o centro do trabalho e ressalta o papel do professor como mediador do processo.

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