Resumo Trabalho

CULTURA POPULAR: FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

Autor(es): QUITÉRIA COSTA DE ALCÂNTARA OLIVEIRA

A função da escola contemporânea não é somente decifrar signos linguísticos ou memorizar fórmulas matemáticas, mas, sobretudo, despertar nos educandos o prazer de aprender, trocar saberes e valorizar a cultura popular em prol do conhecimento científico. A proposta do Projeto Arte Popular surgiu da necessidade de estimular os alunos a participarem de forma mais efetiva das disciplinas diversificadas, entendendo-as como fomentadoras de conhecimentos interdisciplinares e que serão úteis para a sua formação pessoal e acadêmica. O referido Projeto pelo terceiro ano consecutivo integra todos os alunos de 6º ao 9º ano da Escola de Tempo Integral Estadual Augustinópolis, localizada no Município de Augustinópolis-TO, envolvendo objetivos cognitivos, sociais e artísticos. Evidenciou-se através das atividades desenvolvidas a mudança comportamental dos alunos, com maior expressividade oral e artística nos trabalhos, além de melhor relacionamento com os professores e respeito pelos colegas que apresentam costumes e valores diferentes.

Veja o artigo completo: PDF