Resumo Trabalho

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: DAS PROPOSIÇÕES OFICIAIS À EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es): LEILA PROCÓPIA DO NASCIMENTO, VALESKA NAHAS GUIMARÃES

Este artigo traz alguns elementos do resultado final de uma tese de doutorado que teve como objetivo geral analisar as “novas formas” de gestão da escola pública e as implicações sobre o processo de democratização da gestão. A problemática da pesquisa assenta-se em um contexto de análise das relações que se estabelecem entre as novas “formas de gestão” da escola pública, propostas nos documentos oficiais como: gestão democrática da escola e como de fato se materializa na concretude de uma escola pública o processo de gestão. As constatações finais da pesquisa creditam à gestão da escola pesquisada características que definem a existência não somente de um, mas dois tipos de participação: parcial e pseudoparticipação. Diante disso, pode-se concluir que a materialidade vivenciada pela escola pública, distancia-a de um processo de democratização da gestão de forma plena.

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