Resumo Trabalho

CONHECER, DIAGNOSTICAR E SENSIBILIZAR: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DO “PROJETO DE VIDAS” EM SÃO BERNARDO – MA

Autor(es): WILLBERTH GALENO DA SILVA, NAYANA DE SOUSA SILVA e orientado por HERIDAN DE JESUS PAVÃO GUTERRES FERREIRA

O “PROJETO DE VIDAS” é um programa de práticas pedagógicas dirigidas ao público de 15 a 17 anos que não finalizaram o ensino fundamental desenvolvido na escola I. E Cônego Nestor de Carvalho Cunha no munícipio de São Bernardo- MA. Neste trabalho objetiva-se exatamente relatar as primeiras experiências vividas com práticas de leitura e produção textual durante o período do primeiro semestre de 2016. Partindo do diagnóstico do perfil dos alunos planejou-se as primeiras atividades com base num tripé – conhecer, diagnosticar e sensibilizar- que pudesse motivar esses alunos com defasagem a continuarem os estudos e desenvolvessem competências e habilidades em Língua Portuguesa. Inicialmente os alunos apresentavam problemas relacionados à leitura fluente, escrita e interpretação de textos. No decorrer da primeira etapa do projeto notamos que o envolvimento com as atividades como o cine, desenhos e as dinâmicas que proporcionava momentos mais descontraídos possibilitou uma boa interação

Veja o artigo completo: PDF